sexta-feira, 13 de março de 2020

3º DOMINGO DA QUARESMA - SEDE DE PÁSCOA

A ÁGUA VIVA
vem a ti
com seu poder e com sede.

Seu poder é de saciar,
transformar, recriar.
Sua sede é de salvar,
AMAR.

Vai! Deixa o teu cântaro.
Corre!
Agora és um cântaro vivo.
Vai saciar e fazer florir
a quem tem sede, como tu.

E sabes que se alguém te pede água
Pede algo mais, algo de ti.
Algo Dele,
da FONTE,
da Verdade.



SEDE DE PÁSCOA

Era quase meio-dia quando, cansado de uma viagem, Jesus sentou-se junto a uma fonte e eis que chegou uma mulher para tirar água. E entre eles um longo, inteligente e interessante diálogo começou.
O Evangelho deste III Domingo da Quaresma é um convite a viver a nossa espiritualidade como um encontro, como um diálogo com o Senhor, no qual descobrimos a nossa SEDE, mas principalmente a SEDE de Jesus. Também nós estamos sedentos como a mulher samaritana, temos um "poço" que não nos sacia definitivamente, temos vazios que não se preenchem nem com coisas, nem com pessoas... O Senhor também tem sede de nos salvar, de nos fazer retornar ao seu amor. Encontros de sedes.
Atualmente em alguns países as celebrações nas igrejas estão suspensas. O templo físico está fechado por prudência e pelo bem comum, mas a Igreja está mais aberta do que nunca, porque ela é o Corpo de Cristo vivo, fonte que não para de jorrar e nos fortifica na fé, na esperança e na caridade.
Este ano certamente teremos SEDE DE PÁSCOA, sede de passagem para um tempo melhor, sede de um tempo de saúde, de vida nova, de normalidade. Teremos SEDE de encontrar as pessoas, de abraçá-las sem medo e celebrar a Eucaristia e ouvir a Palavra em comunidade. E a nossa sede de Páscoa, uma vez saciada, nos transformará em fonte da Água Viva e correremos mundo afora deixando cair gotas de vida, de paz, de caridade, irrigaremos todo chão árido que pisarmos e nos vazios da humanidade ferida nascerão flores e frutas. Vamos aguar o mundo com a Água Viva que só o Senhor Crucificado Ressuscitado pode nos doar.

Para viver bem esta semana:
Este encontro com Jesus junto ao poço certamente ilumina nossa realidade atual de angústia, incertezas, medo e de notícias verdadeiras e falsas. Que possamos espalhar a esperança e termos a força de sermos próximos, ainda que distantes, e dizer aquela palavra que salva: Coragem!


Ir. Ana Paula Ramalho, fsp (Reflexão)
Janine Boaventura (Desenho)
Ir. Rosa Ramalho, fsp (Poesia)
Três olhares sobre a Palavra

2 comentários:

  1. Daí de beber desta Água Viva ....me faz reviver todos os dias..... Sejamos Água Viva para todos, sejamos multiplicadores da Palavra

    ResponderExcluir