sexta-feira, 27 de março de 2020

5º DOMINGO DA QUARESMA - A VIDA PELOS AMIGOS

Choraste pela morte de um amigo
E me mostraste a tua face mais bela.
As lágrimas são capazes
de fazer germinar a semente
na terra mais árida.
A dor e o pranto,
Cedem espaço à palavra de ordem:
RESSURREIÇÃO!


Neste V Domingo da Quaresma estamos entre amigos que se conhecem, se amam e choram juntos. Estamos com o Amigo Jesus que se sente em casa no lar de Marta, Maria e Lázaro. Entre aquelas quatro paredes e naqueles corações se escutava o Mestre Amigo, mas também se questionava, se desafiava mutuamente. É oportuno ler o texto de João 11, 1-45 juntamente com o relato de Lucas 10, 38-42 para compreender a liberdade destes amigos, que sabem escutar, mas também dizem o que pensam.
No Evangelho deste Domingo, Jesus não partiu imediatamente quando soube que Lázaro estava doente. Ele chegou quatro dias depois da morte do seu amigo, quando parecia que nada mais se podia fazer, a não ser chorar. E Jesus chorou. As suas lágrimas eram as lágrimas da amizade verdadeira, que faz a vida renascer, aquelas de alguém que dá a vida pelo amigo que ama: “Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15, 13). "Lázaro, saia para fora!" é a palavra de ordem de Jesus, é a sua palavra de amor que deseja para nós a vida e não a morte.
Vem amigo, vem amiga, vem para fora, vem para um novo modo de compreender a vida e interpretar os eventos, até mesmo a dor e a morte. E ouçamos hoje no escuro da noite, no silêncio do nosso coração amedrontado e inseguro as palavras que nos fazem voltar ao essencial da amizade com Jesus, ao fundamento da nossa fé cristã: "Eu sou a ressurreição e a vida! Quem acredita em mim, não morrerá para sempre" (Jo 11, 25). Nós acreditamos?

PARA VIVER A SEMANA:
Dedique um tempo para estar com o Amigo Jesus. Faça alguns minutos de silêncio, leia um trecho do Evangelho e deixe ressoar as palavras de Jesus no seu coração. Imagine a cena. Sinta-se entre os personagens. Dialogue com Jesus. Conclua seu momento de oração com a leitura de um Salmo ou com uma oração espontânea.


Ir. Ana Paula Ramalho, fsp (Reflexão)
Janine Boaventura (Desenho)
Ir. Rosa Ramalho, fsp (Poesia)
Três olhares sobre a Palavra

Um comentário:

  1. Bella reflexao!realmente Jesus tem palavra que dà vida e faz resurgir o que atè se pensa nao ter mais esperança de que pode voltar a vida.creio em ti Jesus ressuscita_me.amem

    ResponderExcluir