sexta-feira, 3 de abril de 2020

DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR

Os sinos
continuam chamando.
Com ramos nas mãos,
a nossa procissão
é interior adentro,
dentro de nós.
Calvário e Jardim,
onde com lágrimas e esperança
contemplamos o mistério da Paixão.
Tem nome a nossa Páscoa.
  


UMA PROCISSÃO INTERIOR ADENTRO
Para o início desta Semana Santa propomos um itinerário de oração, uma “procissão de ramos” interior adentro, acolhendo o Senhor que entra em “nossa cidade”, em nosso coração.

Primeiro Momento:
Convide gentilmente o Espírito Santo. Ele é o protagonista da nossa oração e com suavidade e delicadeza nos ensina a rezar. Repita várias vezes esta simples invocação:
Vem Espírito Santo amigo, vem comigo, leva-me ao encontro do Pai e o Filho.

Leia atentamente o Evangelho de Mateus 21, 1-11 (Texto no final da página)

Segundo Momento:
O Senhor entra em Jerusalém, montado em uma jumenta, saudado com ramos pela multidão. Coloque-se também você ao lado Dele e caminhe vagarosamente pelas vias do seu interior. Com Ele vá ao seu Jardim, percorrendo os caminhos belos e conhecidos, a história que você tem nas mãos. Deixe que Ele entre no seu Calvário, naquelas vielas escuras e difíceis de entrar. Ali, convide o Senhor para entrar em seu lugar e passar pelas estradas dolorosas da sua existência. Só Ele pode voltar ao passado, curá-lo e iluminá-lo, dando-lhe um novo significado.

Terceiro Momento:
Para ajudar a percorrer os caminhos desta procissão, pergunte ao seu coração:
*Coração meu, onde estás? Preste atenção ao seu estado interior nesse momento: é de serenidade, preocupação, paz, ansiedade, alegria, tristeza, tranquilidade, angústia, segurança, insegurança, etc.
*Coração meu, quem habita dentro de ti? Recorde as pessoas que você ama e também aquelas que você ainda não consegue amar e perdoar. Diga em silêncio os seus nomes entregando-as ao Senhor.
*Coração meu, o que habita dentro de ti? Preste atenção aos pensamentos e sentimentos que “povoam” a sua mente e o seu coração nesses dias, nesse momento particular da história da humanidade.

Permita-se alguns momentos de silêncio…

Quarto Momento:
Conclua com gratidão sua “procissão de ramos” interior. Aclamando o Senhor que entra na sua “Jerusalém”, na sua vida concreta. E assim, deixe que Ele, manso e humilde, entre e percorra todas as pregas do seu coração, os cantos conhecidos e os espaços escondidos da sua vida hoje. E peça ao Espírito Santo o dom de compreender o Mistério de Morte e Ressurreição do Senhor Jesus e que esta íntima compreensão nos ensine a ler os eventos do tempo presente à Luz da Ressurreição, à Luz da Esperança com a qual somos marcados para sempre. Um coração transformado é um coração transformador: solidário.

“Na sua cruz, fomos salvos para acolher a esperança e deixar que seja ela a fortalecer e sustentar todas as medidas e estradas que nos possam ajudar a salvaguardar-nos e a salvaguardar. Abraçar o Senhor, para abraçar a esperança. Aqui está a força da fé, que liberta do medo e dá esperança” (Papa Francisco - Benção Urbi et orbi – 27 de Março de 2020)


Ir. Ana Paula Ramalho, fsp (Reflexão)
Janine Boaventura (Desenho)
Ir. Rosa Ramalho, fsp (Poesia)
Três olhares sobre a Palavra

Evangelho de Mateus 21, 1-11
Naquele tempo: Jesus e seus discípulos aproximaram-se de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes: 'Ide até o povoado que está ali na frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada, e com ela um jumentinho. Desamarrai-a e trazei-os a mim! Se alguém vos disser alguma coisa, direis: 'O Senhor precisa deles, mas logo os devolverá'. 'Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta: 'Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta. 'Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado. Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram sobre eles suas vestes, e Jesus montou. A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. As multidões que iam na frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: 'Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!' Quando Jesus entrou em Jerusalém a cidade inteira se agitou, e diziam: 'Quem é este homem?' E as multidões respondiam: 'Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia.'


10 comentários:

  1. Um belo momento de oração para esta manhã de domingo. Obrigado irmãs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ir. Thiago, ficamos felizes em ter você entre aqueles que nos acompanham!

      Excluir
  2. Que reflexão e oração importantíssima, olhar para dentro de nossos corações !!! Muito obrigada irmãs pelas palavras abençoadas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, muito obrigada! Olhar para dentro é uma aventura e uma tarefa necessária! É lá, dentro que encontramos o melhor de nós, o amor! Obrigada mais uma vez em nos acompanhar!

      Excluir
  3. Sinto que é tempo de olhar para dentro! A procissão interior veio num momento duro, onde é preciso revisitar caminhos que as vezes não foram de dias felizes. Vale a pena, ainda assim! Fé para os dias que segue! Alegria por tão boas palavras e pela reflexão que elas permitiram. Obrigada! ����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graziela, "é tempo de olhar para dentro". Sinto que este tempo tirou de nós tantas exterioridades supérfluas. Devemos voltar ao essencial que está dentro de cada um de nós e que nos faz mais humanos: o amor! Obrigada, Gra por nos acompanhar!

      Excluir
  4. Obrigada pela reflexão nesse dia tão silencioso, neste ano tão diferente de tudo o que já vivemos. Abraços.

    ResponderExcluir