sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

3º DOMINGO DO ADVENTO - Vem, Senhor Jesus e nós vamos!

És Tu?
Que abres nossos olhos 
e nos fazes caminhar?
Que abres nossos ouvidos 
e curas nossas lepras?
Que nos ressuscitas e dizes 
que a Boa Nova é de todos?
Sabemos quem és, e por isso dizemos:
Vem!
Vem e nós vamos!

Vamos às cidades e aos seus porões,
nas periferias existenciais e do pensamento,
onde falta o pão e a Palavra.
Vem, Senhor Jesus e nós vamos!


És Tu?
Esta pergunta nos leva a um tema muito caro à tradição da nossa fé: o discernimento. Que não se trata somente de um processo de tomada de uma decisão. Certo, o discernimento é a arte de decidir por excelência, mas com o Evangelho desse III Domingo do Advento (Mateus 11, 2-11) gostaríamos de propor o discernimento que concerne à ação de Deus na nossa vida.

Dediquemos um tempo para olhar o nosso momento presente, dar atenção ao que se passa no nosso exterior e interior.

Um primeiro passo: a atenção aos sinais externos: existe vida ao meu redor? A resposta de Jesus à pergunta de João Batista é um exemplo: Jesus apontou os sinais concretos de salvação, de vida no meio do povo.
Um segundo passo: existe vida ou morte dentro de mim? Qual é a realidade que habita o meu interior? Amor? Ódio? Alegria? Tristeza? Paz? Consolação? Desolação? Serenidade?
A atenção ao que se passa dentro de minha casa me dirá claramente qual espírito me habita: O Espírito Santo que me leva à união com o Senhor e me traz sentimentos de paz, alegria, consolação, amor? Ou espírito do mal que me divide, trazendo tristeza, desolação, ódio e me separa de Deus e dos irmãos?
Um terceiro passo: O discernimento é uma arte que se faz em companhia. Com a nossa, que decide crescer na relação com Deus; com a companhia da Palavra que nos impulsiona e ilumina; com a companhia de um irmão ou de uma irmã, alguém habilitado pelo Espírito para nos ouvir e fazer as perguntas certas, aquelas que nos fazem crescer na relação com o Senhor e com o próximo.

Em síntese, o Evangelho deste Domingo nos entrega um itinerário de discernimento:
1- Fazer perguntas: "És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?".
2- Escutar (Ver) os sinais externos: "Os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdem ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a Boa Notícia".
3- Deixar-se questionar, deixar-se ajudar: "O que vocês foram ver no deserto?

E continuamos rumo ao Natal
Vem Senhor e nós vamos! Vamos em direção a Ti, Sol Maior, vamos em direção da cidade e dos seus porões, vamos às periferias, onde a Tua Luz chega, mas nós nem sempre queremos enxergar.
És Aquele que devia vir e nós somos aqueles que movidos por teu Amor devemos andar, caminhar... O Natal está chegando e és Tu a fonte da nossa Alegria. Sim, muitas vezes passamos pelo deserto, 
mas em Ti bebemos água corrente ao longo do caminho! (cf. Sl 110, 7)


(Ir. Ana Paula Ramalho, Janine Boaventura  e Ir. Rosa Maria Ramalho
Filhas de São Paulo 
Três olhares sobre a Palavra


Nenhum comentário:

Postar um comentário