sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

2º DOMINGO DO ADVENTO - A viver a, na e da Palavra

Ave Maria,
Ave Menina,
Ave Senhora,
Ave cheia de graça,
de dores e de consolo.
É puro o coração
que acolhe a vontade de Deus.

Casa da Palavra,
Mãe e irmã de todos,
Olhos abertos, solidários.
É puro o coração
que se deixa habitar por Deus.

Pés em saída,
abraço e canto de esperança
para os pequenos.
É puro o coração desprendido
e sempre a caminho.




Pureza rima com Beleza, que rima com Amor, que rima com Maria!

À medida que o amor cresce em você, a beleza também cresce. Pois o amor é a beleza da alma”. Santo Agostinho

Celebrando a Solenidade da Imaculada Conceição ficamos extasiados diante da beleza da Mãe de Deus: Tota pulchra es Maria. E contemplar a cena evangélica da Anunciação se torna um empenho de toda a vida, pois jamais nos cansaremos de admirar tão grande e sublime Mistério. Deixemos que nossa Mãe Imaculada nos tome pela mão e nos ensine a ser de Deus, totalmente Dele, com limpidez e beleza. E quanto mais de Deus, mais dos irmãos.

É puro o coração que acolhe a vontade de Deus.
Maria buscou em tudo a vontade de Deus: o Amor! Como o girassol que busca o Sol. E se  este, acaso encontra obstáculos, cresce o mais alto que pode para alcançar a Luz do seu Senhor e louvá-lo com todo ser. Pureza rima com Beleza!

É puro o coração que se deixa habitar por Deus.
Neste Advento, busquemos o Senhor que se deixa encontrar, deixemos que a Sua Palavra entre em nossa "Nazaré" e gere vida em nós. Permitamo-nos descobrir a beleza do nosso coração que conserva a Palavra e encontraremos o Divino Hóspede no mais fundo do fundo de nós mesmos, lá onde habita o Amor.
Beleza rima com Amor!

É puro o coração desprendido e sempre a caminho.
É puro aquele que encontra Deus em todas as situações, é pura a mente que conserva a Palavra, é puro o coração que não guarda só para si o seu amor. A santidade é viver, não sobreviver! Na vida espiritual nos afogamos se permanecemos na superfície das coisas. Mergulhemos então! Nós somos feitos à imagem e semelhança daquele que é Amor, mergulhemos NELE, no Oceano da Sua misericórdia e deixemos que o coração bata e cumpra o seu papel: Amar! Amar concretamente, em saída, em subida e descida, se fazendo próximo, dando a vida, como Maria que visita Isabel.
Amor rima com Maria!

Um exercício antes de se adormecer
Todos os dias somos surpreendidos por tantos imprevistos, sofrimentos, problemas grandes e pequenos. Mas, no fundo de nós, o que permanece, o que dá sentido? O pensamento negativo, a culpa, os erros dos outros ou a certeza do Senhor que nos habita e nos acompanha em todas as situações?
Com a luz e a companhia do Espírito Santo, dedique ao menos alguns minutos do seu precioso tempo para descobrir a Palavra de Deus que habita o seu coração, principalmente nos sagrados minutos antes de se adormecer. Desconecte-se do smartphone e conecte-se com o seu interior. Procure recordar algum trecho da Palavra de Deus (uma frase, uma cena evangélica, uma única palavra, um gesto de Jesus, um salmo, etc.). Se começamos a recordar todas as passagens bíblicas que conservamos em nós, descobrimos a beleza da nossa mente que é capaz de hospedar a Palavra, do nosso coração que é capaz de amá-la e da nossa vontade que é capaz de transformá-la em gestos concretos de caridade. Maria, nossa Mãe Imaculada seja a nossa mestra nesta bela arte de viver a, na e da Palavra.


(Ir. Ana Paula Ramalho, Janine Boaventura  e Ir. Rosa Maria Ramalho)
Filhas de São Paulo
Três olhares sobre a Palavra

3 comentários:

  1. Obrigada Irmã Rosa ! Lindas mensagens pra refletir ! Um beijão!!🙏

    ResponderExcluir
  2. Que bela reflexão minhas queridas irmas! Rezo e peço ao Senhor que continuemos profundamente conectadas na Palavra.

    ResponderExcluir