sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

São José, o patrono do verdadeiro "Eu te amo"

Ser justo tem um custo:
o preço do amor.
Amor entalhado
como a madeira
em tuas mãos.

O Anjo do Senhor
falou em sonho.
O Anjo do Senhor
disse sereno:
"Não tenhas medo, José!"

Pronunciar teu nome
remete-nos à casa,
à acolhida.
Ave José!


O Evangelho deste 4º Domingo do Advento merece uma contemplação demorada: saborear e nutrir-se de cada palavra, de cada respiro, de cada silêncio. Decidimos então, falar pouco neste domingo, porque assim nos inspira José.  E contemplamos a sua angústia, a sua prudência, sensibilidade e obediência. Porém, dele não ouvimos uma só palavra. De fato, de José não temos uma fala escrita nos Evangelhos, porém, fala soberanamente a abundância e a eloquência dos seus gestos, das suas atitudes.

Atualmente parece ser muito fácil dizer "eu te amo" e colocar mil corações em nossas mensagens cotidianas. No entanto, de José não temos nenhuma palavra, nenhum coraçãozinho pulsando. Mas dele temos gestos tão concretos de amor, de aceitar "perder" Maria, para "ganhar" a Salvação para todo o seu povo.  Em José, temos uma escola de escuta sensibilidade à voz do Senhor que a ele se revelou em sonhos.

Em José temos uma escola de resposta ao plano de Deus: ele acolheu todas as consequências do seu sim, alegrias e preocupações, apoio e críticas. Em José, temos disposição a toda prova: ir a Belém, procurar incansavelmente um lugar para Maria dar à Luz Jesus, fugir para o Egito, retornar à Nazaré, ir para Jerusalém, retornar para procurar o menino perdido, ensinar à Jesus uma digna profissão... José não tem preguiça. José tem atitude! José é pai!
José diz "Eu te amo" com a vida, com decisões, com amor concreto.
E nós nos calamos tentando compreender e aprender dele a entalhar o verbo amar na madeira do nosso dia a dia, dos nossos encontros e relações. Ave José, intercede por nós!




Ir. Ana Paula Ramalho, fsp - Reflexão
Janine Boaventura - Desenho
Ir. Rosa Maria Ramalho, fsp - Poesia
Três olhares sobre a Palavra






4 comentários:

  1. Parabéns para vocês, estou gostando muito.

    ResponderExcluir
  2. Minhas queridas irmãs?
    Palavras que faças a gente lembrar das atitudes boa.de José que na correria da vida deixamos de lado peço a Deus que ilumine vocês todos os dias.estou gostando das mensagens parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Um exemplo de um marido que tomou o seu posto ao lado de Maria sem nenhuma medida,esposo divinal que soube compreender pelo sonho o seu legado ao lado de Maria,sem deixar palavras,conservado pelo o próprio Deus.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo conteúdo, irmãs. Em José temos o modelo do discípulo confiante no Deus conosco. Bjos

    ResponderExcluir